Ensaios / Ensaio Cinto de Segurança

Ensaio de ancoragem de Cinto de Segurança e Bancos

 

O CATERG assessora pré ensaio de ancoragem de Cintos e bancos conforme legislação vigente.

 

Todos os equipamentos devem ser verificados, calibrados pelo INMETRO para execução dos ensaios.

 

A empresa interessada deve apresentar desenhos de projeto e equipamentos em condições. Após validação, os mesmos devem ser encaminhados ao Laboratório acreditado do INMETRO.

 

Vamos supor que seu carro vai bater: você precisa das maiores possibilidades de sobreviver. O cinto é um dos sistemas de segurança que podem auxiliar, junto com outros sistemas para proporcionar uma colisão mais suave!

 

Sobreviver a uma colisão tem tudo a ver com energia cinética. Quando o seu corpo se move a 56 km/h, ele tem uma certa quantidade de energia cinética. Para minimizar o risco de um ferimento, você deveria dissipar a energia o mais devagar e homogeneamente possível. Alguns sistemas de segurança no seu carro ajudam a realizar isso.

 

Em sua forma ideal, os cintos de segurança do seu carro têm pré-tensionadores e limitadores de força. Ambos contraem os cintos de segurança logo após o seu carro se chocar, mas antes disso o airbag é acionado. O cinto de segurança pode absorver parte da energia enquanto você se move para frente contra o airbag. Milésimos de segundos depois, a força do cinto de segurança contraindo em seu corpo começaria a machucá-lo.

 

Assim, os limitadores de força entram em ação, fazendo com que a força nos cintos não seja muito alta. 
Depois, o airbag é acionado e absorve mais um pouco do seu movimento para frente, ao mesmo tempo em que o protege de se chocar contra algo duro.

 

Nessa colisão hipotética, os sistemas de segurança funcionaram todos juntos para diminuir a velocidade do seu corpo. Se você não usou o cinto de segurança, o primeiro estágio da sua proteção foi perdido e você vai se machucar muito mais quando atingir o airbag.

 

Muitos carros possuem pré-tensionadores e limitadores de força dos cintos de segurança. Entretanto, ainda existem outras melhorias de segurança por vir.

 

Voltar para a página anterior

CATERG - Centro de Apoio Tecnológico do Rio Grande do Sul

Av. Ipiranga, 8733 - Intercap - CEP: 91530-001 - Porto Alegre - RS

Fone/Fax: (51) 3315 0502   Email: caterg@caterg.com.br